sábado, 2 de março de 2013

27 ANOS PARA ASSASSINO FUGITIVO DO SEMIABERTO

ZERO HORA 02 de março de 2013 | N° 17359

27 ANOS DE PRISÃO. Condenado assassino de servidor do Clínicas

Em setembro do ano passado, Cristiano Beretta Machado atirou em técnico em caldeiras após tentativa de roubo de carro, em Porto Alegre



A onda de violência provocada por ladrões de carros na Capital, em 2012, tem, ao menos, uma resposta das autoridades à altura ao terror disseminado pelos criminosos. O juiz Carlos Francisco Gross, da 9ª Vara Criminal de Porto Alegre, condenou nesta semana a 27 anos e oito meses de prisão o assaltante Cristiano Beretta Machado.

Trata-se do autor de dois roubos de veículos em um mesmo dia, 9 de setembro. Um deles resultou na morte do servidor do Hospital de Clínicas Paulo Roberto Rosa de Oliveira, 54 anos, executado porque teria se negado a entregar a chave do veículo.

Conforme denúncia do promotor Luis Antônio Portela, a sequência de crimes praticados por Machado começou às 19h15min daquela noite, ao roubar um Clio, acompanhado de um comparsa, no bairro Rubem Berta.

Na ocasião, o dono do veículo correu risco de levar um tiro. Desacatou as ordens do bandido armado e retirou documentos e o filho pequeno que estava no banco traseiro.

Duas horas e meia depois, a segunda vítima de Machado não teve a mesma sorte. O técnico em caldeiras Paulo Roberto Rosa de Oliveira e a mulher foram abordados quando descarregavam frutas e alimentos de um Focus em frente ao prédio onde moravam, na Rua Ramiro Barcelos, bairro Santa Cecília.

Segundo testemunhas, Machado exigiu a chave do veículo. Sem entender que se tratava de um assalto, a vítima teria questionado: “Para quê vou te entregar a chave do carro?”. Acabou morta com três tiros, um na cabeça. O assaltante e o comparsa fugiram sem levar nada.

Com antecedentes por assalto, Machado era foragido do regime semiaberto e foi preso 16 dias após o crime. Ele foi pego após furto a uma ótica acompanhado de uma mulher – em fevereiro de 2010, Machado já havia sido preso em flagrante sob suspeita de ferir a tiros um oficial do Exército ao tentar roubar a motocicleta da vítima.

Interrogado sobre o roubo do Clio e a morte de Oliveira, ele negou a autoria dos dois crimes. Alegou que estava na praia quando aconteceram. Familiares disseram o mesmo, mas como o bandido tinha sido reconhecido por testemunhas nos dois casos, a versão foi desconsiderada.

– Esse criminoso estava foragido desde março. Foi condenado por assalto à mão armada e começou a cumprir a pena no semiaberto. Como não existe vaga, ele foge – lamenta o promotor Portela.

JOSÉ LUÍS COSTA

Cidade violenta - Mais da metade dos roubos de veículo no Estado acontece em Porto Alegre. De 2011 para 2012, os casos de roubo de carro no Estado cresceram 9,27%. Na ilustração, a ocorrência envolvendo a morte do técnico em caldeiras Paulo Roberto Rosa de Oliveira, em 9 de setembro de 2012. 

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Infelizmente, este assassino vai receber algum benefício após cumprir apenas 1/6 da pena, indo para o semiaberto de onde sairá para as ruas cometer novos delitos. Está na hora de endurecer as leis e o regime de execução penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário