quarta-feira, 20 de abril de 2011

JUSTIÇA CONDENA MILICIANOS DE BATMAN

Taxas de segurança. Justiça condena milicianos ligados ao ex-PM Batman. O GLOBO, 19/04/2011 às 15h41m - Sérgio Ramalho

RIO - Integrantes do grupo paramilitar chefiado pelo ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, foram condenados pela juíza Alessandra Bilac Moreira Pinto, da 42ª Vara Criminal da Capital, a penas que variam de sete a nove anos de prisão. Os milicianos Ricardo Coelho da Silva, Renato Lima do Espírito Santo, João Carlos de Oliveira Rosa e Bruno Luiz Pereira são acusados de envolvimento na cobrança de "taxas de segurança" em Campo Grande, na Zona Oeste.

Ricardo, também conhecido como Cara Torta, foi condenado a nove anos de reclusão. Ele ocupava uma posição de destaque na hierarquia da quadrilha e, após a prisão de Batman, passou a comandar a quadrilha junto com Toni Angelo de Souza Aguiar, policial militar excluído da corporação, já condenado e foragido até hoje.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Ricardo atuava como intermediador entre o primeiro escalão e os escalões inferiores da milícia, e ostentava a condição de articulador do efetivo cumprimento das ordens vindas da chefia, organizando as cobranças das "taxas de proteção" e das "diárias".

Ricardo também era responsável pela segurança dos cobradores, centralizando ainda o recebimento de informações provenientes de informantes espalhados pela área de atuação da milícia. Os demais milicianos Renato, João e Bruno foram condenados a sete anos e quatro meses de reclusão.

O grupo agia em várias localidades da Zona Oeste da cidade e mesmo em municípios contíguos, como Nova Iguaçu, e associaram-se de forma estável para cometer grande variedade de crimes, como homicídio qualificado, extorsão, corrupção ativa, concussão, posse e porte ilegais de armas de fogo de uso permitido e de uso restrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário