quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GUERRA DO RIO - JUSTIÇA SE ENVOLVE COM MEDIDAS COATIVAS

Tribunal de Justiça do Rio autoriza transferência de oito presos para o Paraná - ZERO HORA, 24/11/2010 | 19h10min

Há suspeitas de que eles estariam por trás da onda de crimes dos últimos dias no Rio, O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) autorizou hoje a transferência de oito presos do Estado para a penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, atendendo a pedido feito pelo secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, ontem.

Até o início da noite os presos não haviam embarcado. Há suspeitas de que eles estariam por trás da onda de crimes dos últimos dias no Rio.

Além dos nomes, TJ divulgou os apelidos dos presos que deixarão cadeias do Rio. São eles o Robocop, Bolado, Tony Senhor da Armas, Paquito, Robertinho do Vigário, Marcelo Abóbora, Chuca; e Cocó.

Balanço divulgado nesta tarde pela Polícia Miltiar aponta que foram realizadas operações em 27 favelas no Rio. Os confrontos hoje entre policiais e criminosos deixam saldo de 13 mortos, dois policiais feridos, 25 pessoas detidas ou presas. Elas foram levadas para delegacidas de cada área para verificar ligação com ataques.

Se contar os últimos quatro dias, chega a 21 o número de mortos, além de 150 presos ou detidos. Em função da onda de violência, as ações serão intensificadas a partir de amanhã.

Segundo a polícia militar do Rio, desde domingo pelo menos 29 veículos foram incendiados. Hoje foram 11 automóveis e uma van e cinco ônibus. Ontem foram dois carros. Na segunda-feira foram 8 veículos e no domingo, dois.

Os dados são do coordenador da Comunicação Social da PM/RJ, coronel Lima Castro. Ele afirmou que as incursões em comunidades irão continuar. Serão formados comboios, com duas ou mais viaturas nas ruas, além de diversas blitze.

— As operações serão mais incisivas a partir de amanhã — garantiu o coronel.

O oficial confirmou que dois agentes da polícia militar ficaram feridos na região da Vila Cruzeiro (RJ). Um deles foi ferido no braço e outro na mão. Nenhum dos casos é considerado grave. Também na Vila Cruzeiro, foram apreendidas uma tonelada de maconha e quatro fuzis.

Para intensificar o policiamento, efetivos do interior do Rio serão remanejados para Capital.

Apreensões — Dez armas entre pistolas e revolveres; Fuzil AR-15; Espingarda calibre 12; Submetralhadora; Granada, duas bombas caseiras, cinco litros de gasolina e uma garrafa pet com material inflamável. Além de armamentos, foram apreendidas drogas como cocaína e maconha, ainda não contabilizadas. Quatro carros e uma moto roubada foram recuperados.

Outras transferências

A Secretaria de Defesa do Estado do Rio de Janeiro confirmou hoje que os presos que teriam participação na onda de crimes nos últimos dias podem ser transferidos para Porto Velho, em Rondônia, onde há disponibilidade de vagas.

Após a confirmação por parte de Rondônia, o caso será passado para a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, que deverá cuidar da transferência dos presos.

Na manhã de hoje, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou que já colocou à disposição do Rio cerca de 50 vagas nos quatro presídios federais, Catanduva, no Paraná, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Porto Velho, em Rondônia, e Mossoró, no Rio Grande do Norte, para a transferência dos detentos.

Em entrevista na Rádio Gaúcha, o coordenador dos Projetos de Segurança Humana da ONG Viva Rio, Coronel Ubiratan Ângelo disse que "Em pouco espaço de tempo haverá um resgate da tranquilidade de cidadão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário