quinta-feira, 30 de junho de 2011

BANDIDO QUE MATOU DENTISTA PEGA 34 ANOS DE PRISÃO


Caminhoneiro pega 34 anos de prisão. Homem era acusado de assassinar a golpes de facão a dentista Márcia Gomes, em abril de 2009, na Rota do Sol, em Itati - Luciano Nagel / Rádio Guaíba, correio do povo, 30/06/2011 02:10

Após mais de 9 horas de julgamento, o caminhoneiro Fabiano Costa de Lima, 30 anos, que confessou ter matado a dentista Márcia do Nascimento Gomes, 32, no dia 27 de abril de 2009, foi condenado a 34 anos e 11 meses de prisão em regime fechado. A Vara do Júri da Capital condenou ontem o réu por estupro, atentado violento ao pudor e homicídio triplamente qualificado. O crime ocorreu no km 11 da ERS 486 (Rota do Sol), em Itati, no Litoral Norte, e, na época, teve grande repercussão. O réu retornou à Penitenciária Modulada de Osório.

A sessão foi presidida pelo juiz Felipe Keunecke de Oliveira. A acusação ficou com a promotora Dirce Soler, e a defesa, com o advogado Domingos Neto. Familiares e amigos da vítima acompanharam o julgamento, que seria de competência do Tribunal do Júri de Terra de Areia, integrado à Comarca de Osório, mas, para garantir a imparcialidade do conselho de Sentença, o Ministério Público buscou a realização da sessão na Capital.

Segundo o MP, a dentista foi espancada, estuprada e morta a golpes de facão. A vítima dirigia um Fox e havia saído de Torres em direção a Gramado, onde trabalhava. O veículo que ela conduzia foi prensado pelo caminhão do acusado. Após descer do carro, ela foi dominada, levada a um matagal, amarrada a uma árvore e agredida.

O homem trabalhava em uma transportadora de Porto Alegre. Natural de Terra de Areia, ele foi preso em maio de 2009, mesmo depois de tentar mudar sua aparência. O caminhoneiro declarou que ele e a vítima tiveram uma discussão de trânsito e que a dentista o teria agredido com uma paulada na cabeça. Argumentou que não se recordava de acontecimentos posteriores, pois estaria sob efeito de rebite e cocaína.

O julgamento chegou a ser interrompido por alguns instantes pelo choro compulsivo do réu. Ao voltar à sala, pediu para não se pronunciar. Durante a tarde de ontem, a sessão foi retomada com manifestações da acusação e da defesa. O assassinato da dentista ficou marcado também pela demora da Brigada Militar em verificar a denúncia de um casal que passou no trecho da rodovia e viu o acusado agredindo a vítima. A informação foi verificada 5 horas depois, sendo encontrado o carro e o corpo da vítima no local indicado pelo
casal. O brigadiano respondeu a Inquérito Policial Militar (IPM) e segue na corporação.

Familiares e amigos pediram justiça

Justiça. Esta foi a palavra mais presente entre os familiares e amigos da dentista Márcia do Nascimento Gomes durante o julgamento do caminhoneiro Fabiano Costa de Lima, réu confesso do crime e condenado ontem pela Vara do Júri da Capital. Vindos de Santo Ângelo, abalados e emocionados, com lágrimas nos olhos, os pais da vítima, o policial civil posentado Mário Brasil Antunes Gomes, 73 anos, e a professora e coordenadora pedagógica Maria Inez do Nascimento Gomes, 61, chegaram por volta das 9h45min para a sessão.

A mãe, que pouco conseguiu falar, destacou que “todo mundo” estava no julgamento para dar forças aos familiares. O pai desabafou ao lembrar a morte da filha. “Nunca vi coisa tão brutal”, declarou o aposentado. Amiga da mãe da vítima, a psicóloga Lana Ferraz falou que a solidariedade vem sendo mantida. “Estamos muito solidários com a família, demonstrando o quanto a Márcia representou com sua riqueza de vida, seus projetos, seu valor.” Outra amiga da dentista, a universitária Luane Morales descreveu Márcia como uma pessoa “educada, gentil e amorosa”.


Caminhoneiro de 28 anos confessa ter assassinado dentista santo-angelense - Hogue Dorneles - radio sepé, santo ângelo, 19/05/2009

O caminhoneiro Fabiano Costa Lima, 28 anos, confessou nesta terça ter assassinado a dentista Márcia Nascimento Gomes, 32 anos, com golpes de facão. O crime ocorreu no dia 27 do mês passado. No final da tarde desta terça, Lima se apresentou na delegacia da cidade, no Litoral Norte, acompanhado de um advogado.

O delegado Roland Short disse que desde quinta-feira da semana passada a polícia havia chegado ao nome do caminhoneiro. Na segunda-feira, o rapaz compareceu à DP como testemunha e prestou depoimento, enquanto isso, o caminhão que dirigia passou por uma perícia, onde técnicos encontraram, segunda-feira à noite, vestígios de sangue na cabine. Diante disso, Fabiano confessou o crime, mas não assume a autoria do estupro, mas sim do homicídio. Também afirmou que não conhecia a vítima. Por orientação do advogado, ele não quis se manifestar mais a respeito do fato. Lima não possuía antecedentes criminais. Segundo a Polícia, o rastreador do veículo revelou que o caminhão parou no local do crime no horário em que Márcia foi agredida e morta.

CRIME - Márcia foi morta no final da manhã do dia 27 de abril, quando seguia viagem de carro de Torres para Gramado, na Serra. Ela foi encontrada despida e amarrada a uma árvore em um barranco próximo ao primeiro túnel da Rota do Sol (RS-486), em Itati, por volta das 19h50min. O seu veículo, um Fox, já havia sido visto por testemunhas parado no local ao meio-dia.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Este bandido cruel deveria sim pegar a pena máxima, entretanto com as benevolências da lei brasileira, ele, provavelmente, cumprirá apenas 1/6 (menos de 6 anos) da pena e estará de novo nas ruas. Já está na hora de mudar as leis e estabelecer o cumprimento de pelo menos 2/3 da pena e prisão perpétua para a reincidência e crimes hediondos como este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário