sexta-feira, 25 de maio de 2012

DADOS SECRETOS DAS ILICITUDES SÃO LIBERADOS

ZERO HORA 25 de maio de 2012 
 
DOCUMENTOS SECRETOS
Decisão do STF libera divulgação de dados

Motivo de polêmica na CPI do Cachoeira, os inquéritos relativos às operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal, em poder da comissão, poderão se tornar de conhecimento público. Numa decisão tomada ontem, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou os deputados a veicular as informações a seu critério.

De acordo com o ministro, os únicos dados que deverão permanecer em sigilo são as interceptações telefônicas. Lewandowski também resolveu encaminhar à CPI cópia integral de mídias relativas a escutas telefônicas oriundas da Operação Monte Carlo. O material foi recebido da 11ª Vara Federal de Goiânia. Conforme o ministro, as gravações estão em nove DVDs e abrangem cerca de mil horas de conversa.

Para facilitar apurações de eventuais vazamentos das interceptações telefônicas, Lewandowski determinou que o material tenha identificação digital. Dados sigilosos encaminhados anteriormente à CPI vazaram. Uma sindicância foi aberta para apurar a responsabilidade pelo vazamento. Diante de recentes pedidos de investigados ao STF para garantir acesso às provas antes de depoimentos na CPI, Lewandowski ressaltou que o sigilo não alcança os integrantes da comissão nem os investigados.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É desta justiça que o Brasil precisa. Ao invés de apoiar as articulações para esconder fatos, ela apoia a apuração das ilicitudes e suas circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário