sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DILIGENTE - Justiça transfere traficante braço direito de Beira-mar para cadeia linha-dura


EM REGALIAS. Justiça manda Nei Machado para cadeia linha-dura. Transferência foi decidida depois de a PF apontar que o preso comandou tráfico de dentro da Pasc - FRANCISCO AMORIM, Zero Hora, 01/10/2010

Sem alarde, um dos traficantes mais perigosos do Estado foi transferido da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) para a Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), conhecida pelo rigor com seus detentos. Nei Machado deve ficar pelos próximos 11 meses recolhido na cadeia paranaense de segurança máxima que já abrigou seu ex-chefe Fernandinho Beira-Mar, preso atualmente em Campo Grande.

A transferência ocorreu após uma investigação da Polícia Federal (PF) revelar que o criminoso comandava uma quadrilha internacional de drogas de dentro de sua cela na Pasc, com ajuda de celular.

O trabalho policial que desnudou a farra dos celulares dentro da cadeia que deveria servir de modelo subsidiou o pedido feito pelo Ministério Público (MP) para que Nei deixasse o Estado com intenção de cumprir parte de sua pena na cadeia paranaense. Na solicitação feita à Vara de Execuções Criminais da Capital, em 25 de agosto, o MP afirmou que as provas reunidas no inquérito apontam que o traficante é um preso de alto risco e que sua conduta compromete a segurança nas prisões e nas ruas.

Antes de ser levado para o Paraná, no início de setembro, Nei chegou a ser isolado em uma cela junto à triagem da Pasc, área que abriga presos recém-chegados à casa. Mas o medo de que voltasse a rearticular seu bando desbaratado pela PF levou o Judiciário a ceder à pressão do MP.

Previsão é de que preso fique no PR até setembro de 2011

Ao ser transferido para a prisão federal, Nei também teve seu regime de cumprimento de pena mudado. Submetido agora ao Regime Disciplinar Diferenciado, o conhecido RDD, o traficante não terá mais benefícios como visitas íntimas e televisão dentro da cela. A previsão legal é de que ele possa ficar no Paraná até setembro de 2011.

Nei não é o primeiro criminoso gaúcho a ser levado para Catanduvas. Apontado como um dos líderes da facção Os Manos, que atua no Presídio Central, Paulo Duarte da Silva, 31 anos, conhecido como Maradona, é outro criminoso levado para a cadeia paranaense. Transferido em 2009 para Catanduvas, retornou à Pasc em maio.

Ontem à tarde, ZH ligou para o superitendente-adjunto dos Serviços Penitenciários, Afonso Auler. Ele pediu retorno da reportagem à noite, mas não atendeu às ligações. ZH não conseguiu localizar os defensores de Nei Machado.


Polícia Federal prende traficante Nei Machado. Braço direito de Fernandinho Beira-Mar foi condenado a 14 anos de reclusão - Correio do Povo, 10/05/2010.

A Polícia Federal prendeu na tarde desta segunda-feira o traficante Nei Machado, na saída do Foro Central de Porto Alegre. O mandado de prisão para cumprimento de condenação foi expedido pela Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Palmeira das Missões. Braço direito de Fernandinho Beira-Mar, o traficante estava em liberdade condicional por outra condenação e teria de se apresentar à Justiça nesta tarde.

Nei Machado foi condenado pela Tribunal de Justiça a 14 anos de prisão em regime fechado. O traficante será encaminhado ainda hoje ao sistema prisional. Na decisão, de março do ano passado, os desembargadores do TJ colocam como agravante a "dimensão da traficância", com inclusão de transporte aéreo para a distribuição da droga em grandes quantidades.

Ainda segundo a decisão, isso revelaria a "audácia e destemor nas empreitadas, com ampla mobilidade não só no território nacional como nos países vizinhos". O traficante foi condenado por enviar cargas de cocaína vindas do Paraguai e lançadas de avião em território gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário